Wednesday 2 December 2009

“A Single Man” BY Tom Ford


O badalado “A Single Man”, com a estréia na direção do estilista Tom Ford, teve uma grande recepção no Festival de Cinema de Veneza, no qual compete pela seção oficial da mostra e levou o Leão Gay 2009 como melhor filme de temática homossexual e o seu ator principal, Colin Firth (“Bridget Jones no Limite da Razão” de 2004 e “Dorian Gray” de 2009), ganhou a Copa Volpi de melhor ator.

À margem do júri oficial do Festival de Veneza, o prêmio concedido pela associação cultural Cinemarte, foi para “A Single Man” por causa da “perfeição formal” e também “porque nos lembra a urgência de leis que garantam a igualdade de direitos para que os homossexuais possam viver seus amores à luz do dia”.

“A Single Man” foi baseado num livro de Chirstopher Isherwood, e conta a história de um professor (Colin Firth) na Califórnia em 1962 que perde seu grande amor (Matthew Goode) em um acidente automobilístico. Seu luto e seu desejo de suicídio são contados em um dia de sua vida.

Apesar de o filme ter uma temática gay e o diretor tinha intenções da voz aos homossexuais, Tom Ford insistiu em que a história não é sobre ser ou não gay, mas “sobre um homem que perdeu o amor” e “sobre personagens humanos”, independente da sua orientação sexual. Continuou ele que “é um poema sobre um homem que acredita que está no último dia de sua vida”.

Sobre união homoafetivo, Tom Ford disse que “é bastante vergonhoso que, nos Estados Unidos e em muitos outros países, não exista o casamento gay ou algum tipo de união civil”, e ressaltou sua própria experiência, com uma união estável há 23 anos com jornalista de moda Richard Buckkey, a quem só pode visitar no hospital com uma permissão expressa assinada pelo mesmo.

Já Firth ressaltou a “enorme ironia” de que, no momento em que estavam filmando na Califórnia, este estado aprovasse uma lei que proibia o casamento entre pessoas do mesmo sexo, algo que levou os Estados Unidos a um retrocesso de 50 anos."

SOURCE by Terra and MàssaoUéhara

No comments:

Post a Comment