Monday 30 August 2010

Breve Histórico da Beleza Masculina





Encontrei  este artigo super interessante, falando sobre o Breve Historico da Beleza Masculina, o presente artigo está na internet (http://www.ceart.udesc.br/) estou apenas blogando uma parte  do mesmo, vale muito a pena ler na integra todo o Artigo.

"O presente artigo pretende historicizar a beleza masculina através dos tempos, desde a masculinidade no Egito antigo, até o homem metrossexual de hoje. Como método de investigação utilizou-se a pesquisa qualitativa, bibliográfica; fazendo uso de artigos e livros de diversas áreas que tratam da beleza (filosofia, história da arte e geral, moda, educação física, etc.). Com isso, buscou-se nos períodos históricos pesquisados, definir a beleza masculina e as características desta, averiguando a existência de diferenças e/ou semelhanças em cada um deles. Percebeu-se assim, semelhanças em cada período no que tange à beleza quanto às formas, uso de roupas como forma de reforçá-la, simetria, estética, valorização da juventude e, quanto à forma física, semelhança entre os homens egípcios antigos e o metrossexual da atualidade. Por fim, notou-se uma preocupação masculina com a beleza em todos os períodos pesquisados com suas particularidades, sendo essa preocupação não exclusiva do universo feminino.

...O breve resgate da beleza masculina através dos tempos possibilitou-nos verificar que a preocupação com a beleza esteve presente em grande parte dos momentos pesquisados.
Mais do que isso, percebeu-se pontos em comum para delimitar o homem belo. Dentre os aspectos vistos como relevantes, a juventude mereceu preocupação desde o Egito até os dias atuais; assim, os homens de um modo geral, buscavam a juventude para poderem tornar-se belos, utilizando-se de cremes que pudessem esconder suas rugas ou mesmo perucas para esconder a calvície.

As roupas foram usadas como ornamentos para ostentar a presença da beleza, muito mais do que as características corporais – aqui, destacamos os séculos: XV, XVIII e XIX; com o uso das cores que na época feudal denotavam a beleza, a moda dos sapatos altos para os homens, trazido pelo rei Luis XIV e a criação de roupas como mudança social.

Porém, o corpo e a força apareceram como principais fatores de identificação com a beleza. Desde os egípcios, passando pela Grécia antiga, sendo retratado pelos artistas renascentistas nas pinturas de Adão, Apollo, dentre outros e, sendo resgatado no século XX com os homens que participaram dos concursos mister mundo até os metrossexuais com a
supervalorização e definição do corpo. Cabe aqui ressaltar que o corpo considerado belo e desenhado por eles é extremamente parecido com o corpo definido de um metrossexual, em que suas costas são largas e a cintura mais fina, mostrando-nos uma aproximação e resgate através dos séculos. Mesmo com alguma variação no período feudal no qual a magreza era
sinônima de feiúra e um grande corpo (cheio), era denominado belo.

Mais do que isso, a proporção esteve presente em grande parte das pesquisas no que concerne ao corpo e ao todo. Medidas que foram usadas desde a Grécia antiga, passando pelos séculos XVI e XVII, a perfeição e harmonia das formas era uma grande preocupação e busca dos homens para assemelhar-se à perfeição e conseqüentemente ao belo; haja vista ter sido a
beleza associada ao bom e ao belo desde os filósofos pré-socráticos até os dias atuais com os metrossexuais, preocupados com um corpo enxuto, cintura fina, sem que os homens sejam extremamente fortes, mas com um toque de feminilidade e classe.

A preocupação em tornar-se belo utilizando-se de produtos naturais, foi outro ponto trazido na pesquisa, pois os egípcios que se utilizavam de cremes para as rachaduras dos pés por morarem nos desertos, o uso de óleos, banhos e cremes para embelezarem a pele pode ser comparado com a preocupação corporal dos metrossexuais da atualidade que fazem uso dos
mais diversos cremes, depilação, óleos, etc. Ambos possuem muitas semelhanças, não só com o uso de cremes, mas também com as roupas e adereços que possam valorizar seus corpos,sem que necessariamente os tornem femininos.

Assim, percebe-se que a questão da beleza historicizada, esteve presente em grande parte das épocas passadas. Entretanto, os aspectos que definiam a beleza masculina, eram diferentes; modelos de beleza masculina destacaram-se por meio de aspectos como roupas,corpo, força, adereços, harmonia e proporção corporal, o uso de cremes e a atenção à etiqueta,
constituíram-se como fontes de beleza e não necessariamente um terreno exclusivamente de preocupação feminina, mas presente na preocupação do universo masculino desde a antiguidade, modificado através dos tempos e retomado na atualidade por meio do “novo homem”, o metrossexual e, divulgado na mídia, como uma nova forma de viver a masculinidade, sem preconceitos"


Source by Aurivar Fernandes Filho - Graduando de Psicologia – Univali – Campus Biguaçu and John Revisky (Photographer)

No comments:

Post a Comment