Thursday 26 March 2009



Para alguns de nos que moramos por estes lados aqui do Oriente, as vezes e facil identificar certas situacoes.
Por exemplo, aqui entre locais e trabalhadores e vizinhos de outros paises, todos precisam de visto para irem para qualquer outro pais. Nao falo de mim ou de outros colegas que gracas a certos acordos, nao dependemos de visto para a maioria dos paises. Estou fugindo um pouco do que eu quero falar, mais este video me lembrou certas coisas.

Uma amiga minha, que ja nao trabalha mais aqui com o grupo, disse um dia, "Este povo precisa de visto ate para ir visitar o inferno". Na epoca, nao dei muita bola para o que ela disse nao. Enfim tempo passa, tempo vem, fico chocado com certas cenas que vejo no dia-a-dia.

Tenho observado mais de perto certos grupos por aqui como por exemplo os filipinos, um dia deparamos com uma situacao.: Esta jovem trabalhava em um pais vizinho, o qual nao "ouso" falar o nome. Percebemos que ela estava fraca e muito sensivel. Entre uma pergunta e outra, descobrimos que a mesma tinha sido estrupada pelo "cabaia", o ex-chefe dela.
Bom aqui, "e uma coisa muito comum"...comum o escambal, nao para a minha cabeca. O que mais me deixou "chocado" foi a ajuda que um funcionario do grupo que foi chamado para ouvir e relatar a situacao. Bom todos por ali, a supervisora, a passageira, e o cara que representa o departamento que deveria tomar uma decisao, simplesmente ele me sai com uma das perolas que nunca pensei ouvir de um funcionario na posicao dele.: "O cara nao soube fazer direito".
Bom voces ja imaginaram a reacao de cada um que estava presente, naquele momento e naquela situacao.
Enfim, enquanto em certos voos so existem homens, e claro para o meu "deleite" fico a pensar aqui com os meus coquinhos, "Ue, mulher deste pais aqui nao passeiam nao? Nao, literalmente, a maioria delas, pelas leis, deve ficar em casa, enfim cuidando dos afazeres domesticos.

Bom ate entendo a cultura local e tradicao, mais certas coisas, eu procuro nao entender mesmo, para mim, sao coisas do tempo da caverna, onde o homem tem que dominar com a sua "clave" a mulher.: "obedece mulher, se nao...clavada na cabeca"?

Enfim vendo esta reportagem acima, e quando estou em certos voos por aqui, fico tentando as vezes imaginar o que esta por traz de cada foto estampada no passaporte, que historias estas pessoas tem para contar, que historias gostariam de dizer...
Enfim, eu espero que o tempo, venha a ser "misericordioso" com cada um destas pessoas, e o que aconteceu com estas mulheres na africa ou de qualquer outra nacionalidade, seja o suficiente para levarem aos poderosos destes paises implantarem um sistema de justica que defenda e proteja estas mulheres. Pode ser que demore, mais a esperanca tem que prevalecer acima de tudo quanto e covardia, que existe neste mundo.

Esta filipina, foi estrupada, no final descobriu que estava gravida, teve o seu visto cancelado, e foi obrigada a voltar para o pais dela. Mais bem, estamos falando de direito a justica, lembrando que estamos em um pais no Oriente. Bom tem cego para tudo.

PS.: Assim como em todos os paises existem pessoas "boas e mas", neste artigo nao falo de todo mundo, falo daquela pequena parecela que nao sao homens suficientes e honrarem seus "cunhoes" e demonstram tudo aquilo que eles sao em atos de covardia como este acima.

No comments:

Post a Comment