Sunday, 22 November 2009

A VIDA NA CORTE E OS PLEBEUS - PARTE I - O MUNDO DO CONTO DE FADAS E O MUNDO REAL.

"Bom… já adianto que vou escrever à medida que os pensamentos vierem à mente. O objetivo é arrumar a cabeça, então não vou censurar. Não vou censurar." CLAUDIA LYRA.





EU GOSTO MUITO DE ARTIGO DO DIALETICA.ORG.:

"Atenção senhores passageiros de mais esta viagem atemporal: chegamos a 1786! Faltam três anos para a Revolução Francesa, e mais 103 para as primeiras eleições diretas em nosso país após a ditadura militar. Por obra de uma incrível coincidência (ou da imaginação de Cassiano Gabus Mendes), o clima aqui no Reino de Avilan está diretamente interligado a estes dois fatos históricos futuros!

Entre na casa de câmbio e troque seus cruzados novos por algumas ducas. Quer dizer, agora não. Melhor fazer isso no final da tarde: até lá, a inflação do reino terá feito nossa moeda valorizar um bocado em relação a deles. Dá tempo de conhecer o palácio real, cumprimentar os guardas e levar um de seus indefectíveis chapéis, relaxar ao som ambiente de Enya e acenar para a Rainha Valentine (que é a cara da Tereza Rachel), ao lado da filha, a princesa Claudia Abreu, e da mãe, a interminável Dercy Gonçalves!

Bom, na verdade, a rainha não manda nada: depois da morte do Rei Gianfrancesco Guarnieri logo no primeiro capítulo, se deram conta que o trono real não tinha um sucessor. Começaram aí os conchavos e as picaretagens dos conselheiros reais – uma espécie de Congresso Nacional, em busca de um laranja que atendesse seus interesses. Resumindo: virou Brasil.

Mas esqueçam os conselheiros sem graça. A grande figura do palácio vive em seus porões. Bem a frente de um caldeirão, ostentando um medalhão cafona no peito e alguns cabelos tratados a sabão em pedra: estamos falando de Ravengar. Esse sim é um bruxo de verdade, merecedor de longos minutos de aplausos em pé! Foi ele, inclusive, o responsável pela coroação do rei Pichot. E não pensem que o sujeito chegou ao trono só porque era parecido com Tato Gabus, filho do autor da trama: o pobre mendigo era apenas o tal laranja nas mãos dos poderosos!

Enfim. Alguns metros do palácio, em pleno subúrbio, temos a famosa taberna de Mademoiselle Loulou. Repleto de belas garotas, vinho de primeira qualidade e shows do Gipsy Kings toda quinta. Com sorte, podemos encontrar em uma das mesas o corajoso Corcoran, que trabalha como bobo da corte no horário comercial e complementa a renda como caminhoneiro, ao lado do Antônio Fagundes, aos finais de semana.

Se tivermos um pouco mais de sorte, talvez esteja ali também o filho bastardo do rei e legítimo herdeiro do trono de Avilan: o mosqueteiro Jean Pierre. Tem sangue nobre, mas é simples e de bom coração. Sempre batalhando para acabar com a corrupção, a taxa elevada de impostos, entre outras injustiças. Como todo mocinho, se vê diante de um dilema romântico: ou termina a história com a serva Aline ou cai para os braços de Suzanne, esposa do conselheiro Jorge Dória. Que beleza, hein, Celulari: não é qualquer um que pode passar cento e poucos capítulos com a Giulia Gam e a Natália do Vale pegando no pé!

Muito bem. Quando voltarmos ao dia 13 de fevereiro, Avilan estará comemorando sua data nacional: foi nessa data, uma segunda-feira de 1989, que essa história começou a fazer parte da vida dos brasileiros em forma de novela. Exatos vinte anos desde o primeiro dia em que milhares de pessoas paravam às 19 horas para assistir a Que Rei Sou Eu?. Muitas crianças da época (inclusive eu) ainda completaram seus álbuns de figurinhas – com fotos e ditados populares no verso e um poster caricaturado na frente.

Antes de retornarmos, o fim dessa história: depois de longos meses de batalhas, Jean Pierre finalmente consegue tomar o poder, manda Ravengar virar entrevistador na rede de televisão pública e promete construir um futuro melhor para Avilan. Mais ou menos o que um outro sujeito rebelde, mas mais collorido, também dizia em 1989. Por essas e outras, senhores passageiros, ainda tem gente sentindo a falta do Sarney…"

APROVEITANDO A DEIXA, POIS HOJE ESTOU COM "A MACACA", POIS EM UM VOO DE 334 PAX A BORDO E COM APENAS UM ASSENTO VAZIO...NOSSA...E ISSO PORQUE EU ESTOU EM TERRA, MAIS FOI UM DEUS NOS ACUDA, PAX RECLAMANDO QUE NAO TINHA ESPACO PARA O LAPTOP DELE A MADAME COM A BOLSA LUIZ VITON, DIZENDO QUE NAO TINHA ESPACO SUFICIENTE PARA ELA TAMBEM, NO FIM O CREW JA MAIS DO QUE ANIMADO COM O VOO COM 334 PAX A BORDO, JA IMAGINOU A CANSEIRA NAO? AGORA IMAGINA ESTE VOO PARA SAO PAULO, COM 334 PAX A BORDO??? 15 HORAS DE VOO, E TODO MUNDO RECLAMANDO QUE NAO ESTA COM ESPACO SUFICIENTE??? ESTOU APENAS DANDO UMA IDEIA DE UM VOO DE CONEXAO DE 40 MINUTOS DE DXB para DOHA e Outros DESTINOS. AHFFF...FOI UM DIA DAQUELES...


MAIS O ASSUNTO E SOBRE OUTRA COISA!

ADMIRO A CAPACIDADE DE GOVERNAR E A CRIATIVIDADE DE CADA UM EM CONSTRUIR UM PAIS SEGURO E COM DIREITOS ASSEGURADOS A TODOS E QUANDO SE VIAJA PARTE DO MUNDO, A PESSOA ACABA TENDO UMA VISAO GERAL DA QUALIDADE, MODO DE VIDA E DIREITOS DE CADA NACAO.

WELL VIVER EM UM PAIS AONDE ALGUMAS PESSOAS FOGEM POR MEDO DE SEREM PRESAS E POR NAO TEREM CONDICOES DE PAGAREM AS SUAS DIVIDAS ISSO E MUITO TRISTE...ENFIM, NAO PRECISAMOS IR MUITO LONGE NAO, SE OLHARMOS PROFUNDAMENTE CADA PAIS TEM LA SUAS LIMITACOES EM RELACAO A ISSO. EU TENHO COMO O PRINCIPIO BASICO DE RESPEITAR A CULTURA E NACAO DE CADA SER HUMANO, ESTE DEVERIA SER O PRINCIPIO BASICO SEJA DE QUALQUER CIDADAO DO MUNDO SEJA ELE AONDE VIVE. MAIS NA PRATICA ISSO FUNCIONA? OS DIREITOS HUMANOS DE QUEM TRABALHA OU VIVE EM OUTROS PAISES SAO RESPEITADOS? NAO FALO SOMENTE DE UM PAIS EM SI, MAIS NO GERAL. SEI QUE E MUITA PRETENCAO MINHA FALAR SOBRE ISSO, E UMA CERTA UTOPIA DE QUE UM DIA TUDO SERA IGUAL PARA TODOS.

Vou comecar com uma depoimento de um amigo de um outro blog, no qual ele fala o seguinte.: "A MINHA OPINIAO SOBRE DUBAI...E QUE SE PARECE COM UM GRANDE PARQUE DE DIVERSAO FEITO PARA "CRIANCAS" RICAS BRINCAREM NA HORA DO RECREIO". A MAIS PURA VERDADE NUA E CRUA QUE EU JA OUVIR FALAR POR AQUI.


POR QUESTAO OBVIAS, VOU ALTERNAR O NOME DA CIDADE COM O NOME DA SAUDOSA NOVELA QUE REI SOU EU, USANDO O REINO DE AVILAN. E QUE EM SE TRATANDO DE LIBERDADE, TENHO QUE ME LIMITAR A CENSURA VELADA QUE EXISTE NO REINO DE AVILAN.



WELL, QUANDO SE FALA DE UM MUNDO GLOBALIZADO! ENFIM GLOBALIZADO??? Minha amiga levou uma multa no famoso MOE EMIRATES, por nao estar vestida de acordo com as regras Locais, e tem varios avisos dispostos em varios locais e entradas, avisos como estes por exemplo.:

1.; NAO MOSTRAR AFETO E CARINHO EM PUBLICO;
2.: NAO SEGURAR AS MAOS OU DAR AS MAOS EM PUBLICO; ETC...
3.: OUTRO EXEMPLO. CACHORRO AQUI E CONSIDERADO IMPURO, PELA LEI DO "PROFETA" E SUJO, SO SE PODE PASSAR A MAO NA CABECA DO BICHINHO, E NAO TOCAR EM OUTRAS PARTES DO MESMO. UM COLEGA DE TRABALHO, BRASILEIRO, BEIJOU UMA OUTRA COLEGA DE TRABALHO, NA NOSSA TRADICIONAL COSTUMEIRA SAUDACAO QUANDO VOCE ENCONTRA COM UMA AMIGA CONHECIDA, O BEIJINHO NO ROSTO TRES VEZES E SO NAO FOI PRESO, PORQUE TEVE QUE EXPLICAR POR UM TEMPO O MOTIVO DO BEIJO NA AMIGA DE TRABALHO, DETALHE ISSO NA SAIDA DO DUTY.

O que mostra bem a MENTALIDADE de muita gente por aqui e dO REINO DE AVILAN. Ha um tempo atras tive uma briga com o DEPARTAMENTO DE ACOMODACAO DA EMPRESA QUE TRABALHO, FALEI TUDO O QUE TINHA QUE FALAR E LEVEI BRONCA, FUI CHAMADO PARA UMA REUNIAO COM O HR E O VPPS DO GRUPO PARA ESCLARECER O EMAIL QUE ENVIEI PARA UM DEPARTAMENTO E QUE FOI FORWARD PARA OUTRO DEPARTAMENTO. INCOPENTENCIA DO PESSOAL LA DE CIMA QUE NAO SABEM SEPARAR UMA COISA DE OUTRA. E OLHA QUE DIVIDO O APTO COM UMA PESSOA SOMENTE E POR SORTE UM EM CADA QUARTO.

POR POUCO MINHA CABECA NAO ROLA, POIS SOU CONHECIDO POR SER "BOCUDO" E DE BATER DE FRENTE COM O PESSOAL DO HR.



VOU ENTRAR EM UM ASSUNTO SUPER SENSIVEL, SOBRE QUALIDADE DE VIDA E DIREITOS HUMANOS POR AQUI NO REINO DE AVILAN, VOU ME RESTRINGIR MAIS POR AQUI, MAIS ESTOU FALANDO DE DIREITOS HUMANOS??? ISSO NAO SOA MUITO BEM POR AQUI NAO. EXISTE UM ARTIGO QUE DIZ.:

"Boas Práticas em Direitos Humanos

Toda boa prática em segurança pública deve contemplar quesitos básicos de Direitos Humanos.

É possível mesmo afirmar que não há como definir uma boa prática sem que esta esteja vinculada diretamente ao respeito, proteção e expansão dos Direitos Humanos.

É preciso assim criticar toda e qualquer postura que coloca os Direitos Humanos em contraposição à Segurança Pública.

Uma politica de segurança pública deve ser avaliada não apenas pela sua capacidade em promover e ampliar a sensação de segurança em determinado grupo social como também deve contribuir para o aprimoramento dos Direitos Humanos e para o respeito aos Direitos Humanos daqueles que são considerados objeto privilegiado das politicas públicas."

Fiquei contente com a materia de Oprah sobre O REINO DE AVILAN. Existe aqui 2 pesos e duas medidas. O Mundo do Conto de Fadas e o Mundo real. Por exemplo, vamos comecar pelo salario base, o que eu acho extremamente ridiculo, mais a verdade tem que ser dita, entao vamos la. Por exemplo, eu nao falo arabe, entao pelas regras do grupo que eu trabalho, nao tenho direito ao EXTRA ALLOWANCE e varia de acordo com o salario que voce ganha. ENTAO A 'TURMINHA' QUE FALA ARABE GANHAM O DOBRO DO QUE EU. E O ENGRACADO DA COISA E QUE QUANDO EU E OUTRAS PESSOAS QUESTIONAMOS ISTO COM A EMPRESA, FALARAM QUE E PARA INCENTIVAR A NOS PARA LERMOS ARABE E NOS ESFORCARMOS PARA GANHAR O EXTRA ALLOWANCE. (SEM COMENTARIO A EXPLICACAO DADA PELA ADM DO GRUPO) A Discrepancia ja comeca por ai e nao termina por ai. Nos que em termos trabalhamos para uma empresa ligada ao governo de Dubai, eu fico PASSADO com certas coisas e REGRAS que existe dentro do GRUPO. OK, ATE ENTENDO A INTENCAO DOS BONS VELHINHOS E VELHINHAS DA ADMINISTRACAO (PESSOAL QUE ESTA HA 15, 20, 30 ANOS A FRENTE DO HR) TEREM TOMADOS ESSAS MEDIDAS PARA NOS INCENTIVAR A LER E APRENDER OUTRO IDIOMA, SENDO QUE QUANDO O BICHO PEGA POR AQUI, QUEM TEM QUE RESOLVER VARIAS SITUACOES, SOMOS NOS QUE NAO FALAMOS ARABES E QUE TEMOS QUE AJUDAR MUITAS PESSOAS QUE SO FALAM INGLES, FRANCES, PORTUGUES, ESPANHOL, E QUE NAO SE COMUNICAM EM OUTRO IDIOMA A NAO SER O DELES E QUE OS LOCAIS NA MAIORIA NAO FALAM, ENTAO ELES TAMBEM NAO DEVERIAM RECEBER O TAL DO ALLOWANCE PARA SE ESFORCAREM TAMBEM A FALAR OUTROS IDIOMAS, E AQUI UMA CONFISSAO A PARTE, E EXTREMAMENTE DESAGRADAVEL, TRABALHAR COM CERTAS PESSOAS QUE NAO RESPEITAM O PROXIMO, SE EU FALO UM IDIOMA E A PESSOA QUE ESTA DO MEU LADO NAO FALA CABE A MIM USAR DO BOM SENSO E ME COMUNICAR NO IDIOMA QUE A PESSOA QUE ESTA DO MEU LADO FALA. E ISTO AQUI NAO FUNCIONA, E SUPER DESAGRAVEL E E UMA COISA QUE NAO SE PRECEBE, EDUCACAO E RESPEITO.

Um ponto CRUCIAL para O REINO DE AVILAN, e falo aqui de DIREITOS HUMANOS, algumas colegas de trabalho ficaram gravidas,o ABSURDO E QUE ELAS TRABALHAM ATE O ULTIMO MOMENTO DE DAR A LUZ e DEPOIS TEM APENAS 45 DIAS APENAS PARA FICAR COM O RECEN-NASCIDO E AS MESMAS TEM QUE VOLTAR AO TRABALHO, AQUI ESTOU FALANDO DE NAO LOCAIS, BOM PARA LOCAIS AS REGRAS JA SAO BEM MAIS DIFERENTES. Acompanhei um CASO EM QUE UMA COLEGA DE TRABALHO DE OUTRO DEPARTAMENTO CHEGOU A SENTIR AS DORES DE PARTO EM DUTY E ACABOU PERDENDO A CRIANCA, a mesma esta TRABALHANDO e se nao estivesse seria discontado os dias que a mesma ficasse em casa e com motivo ate de justa causa ser demeitida do Grupo.

Falando em DISCREPANCIAS as quais sao MUITAS aqui NO REINO DE AVILAN. Tudo aqui se fala de DINHEIRO, claro este povo nunca tinha visto tanta coisa em pouco tempo e a 'ABERTURA PARA O MUNDO GLOBALIZADO".

PERGUNTAS FEITAS PELA OPRAH, BEM DIFERENTE DAS DE HEBE CAMARGO E AMAURY, QUE NA VERDADE NAO ENTENDI ATE HOJE A MATERIA DELES SOBRE O REINO DE AVILAN. DESCULPEM, ENTENDI SIM, MAIS COMO 'BOM' PROFISSIONAIS QUE SAO E CLARO, DEVERIAM SER MAIS REALISTAS COM A REALIDADE DO PAIS, AO CONTRARIO DE OPRAH QUE FOI BEM REALISTA NAS PERGUNTAS FEITAS. E CLARO ELA TEVE QUE SE DESCULPAR DEPOIS, POIS UMA DAS PERGUNTAS NAO FICOU MUITO CLARA, QUANDO SE FALOU SOBRE A CONTA DE AGUA E LUZ AQUI NO REINO DE AVILAN. UNS PAGAM A CONTA SIM, OS GUESTS MAIS A POPULACAO LOCAL DO REINO DE AVILAN NAO PAGA A CONTA NAO, O TIO PATINHAS DO REINO DE AVILAN PAGA A CONTA PARA OS MESMOS, NO MEU CASO, TENHO QUE PAGAR A CONTA, O QUAL E DEDUZIDO TODO MES PARTE DO MEU SALARIO PARA PAGAR A ACOMODACAO QUE A EMPRESA "PROCIDENCIA" PARA VOCE.
POR EXEMPLO.: UMA pergunta CRUCIAL que foi feita a uma LOCAL aqui no REINO DE AVILAN e que sambou, sambou para responder. A Pergunta foi direta e objetiva.: TODO MUNDO E RICO EM BUDAI? NAO EU DIGO A VOCES QUE NAO! SE VOCES TIVEREM TEMPO DE UMA OLHADA SOBRE A MAO DE OBRA UTILIZADA AQUI NO REINO DE AVILAN, ESSES POBRES COITADOS VINDOS DE VARIAS PARTES NAO SABEM AO QUE TEM DIREITO E DEVERES DE CIDADAOS.

OK, CIDADAOS DO REINO DE AVILANI??? NAO, CLARO QUE NAO, POR EXEMPLO, SE EU FOSSE CASADO E MINHA ESPOSA DESSE A LUZ AQUI NO REINO DE AVILAN, NOSSO FILHO NAO TEM DIREITO A CIDADANIA NO REINO DE AVILAN, INTERESSANTE NAO? ENQUANTO QUE EM OUTROS PAISES O FILHO E CONSIDERADO CIDADAO DO MUNDO.

No comments:

Post a Comment