Tuesday 9 February 2010

Campanha Nacional de Prevenção da Aids para o carnaval é lançada no Rio




Aline Beckstein
Repórter da Agência Brasil

O lançamento ocorreu ao ritmo de samba, numa feijoada promovida pela Mangueira, e contou com a participação do ministro da Saúde, Agenor Álvares. “A idéia da campanha deste ano é mostrar que a alegria pelo momento do carnaval deve ser acompanhada de algumas medidas de proteção para que ela continue, sempre utilizando a camisinha”.

A peça publicitária mostra um folião que acorda atordoado ao lado de uma pessoa, depois de uma ressaca de carnaval. No primeiro momento, o homem fica preocupado, sem saber se usou o preservativo, mas se tranqüiliza ao ver pacotes abertos na mesa de cabeceira. Depois, em tom cômico, o rapaz dirige num engarrafamento, é espremido no elevador e toma chuva, mas sempre com o sorriso no rosto.

Segundo a diretora do Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids do ministério, Mariângela Simão, “a campanha tem linguagem jovem, com um enfoque que leva para o lado positivo, ao mostrar o resultado do uso da camisinha”. Ela informou também que a campanha deste ano inclui uma mensagem dirigida aos portadores do HIV: “Vivendo com Aids ou não, use a camisinha e fique tranqüilo”.

De acordo com o Ministério da Saúde, serão distribuídos 10 milhões de preservativos extras para o carnaval, por meio das secretarias estaduais de Saúde, que são responsáveis pelos repasses para Organizações Não-Governamentais (ONGs) e secretarias municipais de Saúde. A estimativa é de que atualmente 600 mil pessoas vivam com o vírus HIV no Brasil.



Source by AGENCIA BRASIL e JORNAL NACIONAL (GLOBO VIDEOS)

No comments:

Post a Comment